
REGULAMENTO DO CLUBE
Art. 01 - Constitui deveres dos desbravadores, além dos editados por normas específicas da Divisão, União, Associação, Região, Distrito e/ou Clube local:
I – cumprir todo o disposto neste Estatuto;
II – comparecer às reuniões do Clube local de forma assídua e pontual trajando uniforme de atividades e lenço ou uniforme de gala completo de acordo com a determinação do Diretor do Clube;
III – dedicar-se ao estudo da Classe Regular e Avançada correspondente à sua idade e das Especialidades ministradas pelo Instrutor;
IV – atuar como ligação entre o Clube e a família;
V – tratar com respeito o Departamental (Divisão, União, Associação), Coordenador Geral, Regional, Distrital, Pastor, Diretor, Diretores Associados, Secretário, Capelão, Instrutores, Conselheiros, Capitães e todos os membros da direção, tratando-os com cortesia e respeito;
VI – estar de posse de todo o material exigido pelos Instrutores, Conselheiros e/ou pelo Clube local, conservando-o em ordem;
VII – participar, quando convocado, de comemorações cívicas e programas solenes dentro ou fora da Igreja;
VIII – indenizar o prejuízo, quando produzido dano material ao Clube ou aos membros que o compõem, sendo esta indenização fixada pela Comissão Executiva;
IX – devolver em tempo hábil à biblioteca do Clube os livros emprestados para consultas ou leituras;
X – zelar pela aparência pessoal, cultivando bons hábitos de higiene e conservar o uniforme em bom estado, usando-o somente quando estiver completo.
XI – comunicar ao Diretor do Clube, através do seu Conselheiro, qualquer problema que impeça a frequência às reuniões e programas especiais realizados pelo Clube;
XII – ser honesto na apresentação de requisitos aos seus superiores;
XIII – pagar com pontualidade a mensalidade do Clube;
XIV – colaborar com o Capitão e com o Conselheiro da Unidade, para promover a integração da mesma.
XV – ao deixar o Clube o membro deve devolver os uniformes de gala e de atividades, ainda que estes tenham sido pagos pelo indivíduo, os valores representam apenas a autorização para o uso do mesmo apenas enquanto for membro regular do Clube, pois os uniformes e símbolos dispostos nele, pertencem a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
XVI – Quando um membro do Clube estiver usando o uniforme ou qualquer identificação dos Desbravadores ou Aventureiros, independentemente da sua idade ou religião, não será permitido o uso de fumo, drogas, bebidas alcoólicas, joias ou bijuterias, e cabelo comprido para os meninos.
Art. 02 - É dever dos pais e/ou responsáveis pelo desbravador o comparecimento às reuniões de pais convocadas pelo Clube.
Art. 03 - É dever dos pais e/ou responsáveis gerantirem o transporte eficiente e seguro dos desbravadores até o local de reuniões regulares do clube.
Art. 04 - PROIBIÇÕES E SANÇÕES:
São faltas leves:
I – trajar roupas impróprias durante as atividades do Clube;
II – ocupar-se durante as instruções e/ou reuniões do Clube com materiais estranhos;
III – portar durante as instruções e/ou reuniões do Clube aparelhos eletrônicos não autorizados.
São faltas médias:
I – falar palavrões ou fazer gestos obscenos;
II – utilizar o uniforme de gala ou de atividades, ou qualquer emblema do Clube de Desbravadores e Aventureiros, fora das reuniões ou atividades oficiais do Clube;
III – discussão com colegas;
IV – atitude repetitiva de bullying;
IV – reincidência nas indisciplinas leves.
São faltas graves:
I – o desrespeito aos pais, Diretoria do Clube, ou líderes da Igreja;
II – a produção de danos à propriedade alheia;
III – a inscrição de desenhos ou palavras que ofendam a moral e os bons costumes;
IV – mentiras e falsidade;
V – qualquer ato de violência às pessoas;
VI – a prática de ação viciosa;
VII – reincidência nas indisciplinas médias;
VIII – promover algazarras, vaias ou distúrbios nas reuniões e eventos do Clube, Associação, União ou Divisão;
IX – danificar qualquer parte das dependências ou equipamentos do Clube;
X – utilizar livros, cadernos ou outros materiais de colegas sem o seu consentimento;
XI – namorar (com contato físico) durante as atividades regulares e/ou especiais, tampouco nas dependências da sede do Clube;
XII – atividade sexual de qualquer natureza como assédio, ação homossexual ou ato obsceno;
XIII – manter atitudes inadequadas dentro ou fora das atividades do Clube;
XIV – portar e/ou utilizar, durante as atividades do Clube: drogas, cigarros, bebidas alcoólicas, armas, livros e revistas imorais e subversivas, materiais que representem perigo para a saúde, segurança e integridade física, mental e espiritual própria e de outrem.
§ 1º As penalidades aplicadas aos membros se darão por determinação escrita da Comissão da Diretoria do Clube.
§ 2º Toda a disciplina aplicada deve ser notificada pessoalmente aos seus pais ou responsáveis;
§ 3º A suspensão e exclusão definitiva do Clube deverão ser decisões tomadas em acordo e conhecimento do Pastor Distrital.
Art. 05 - É dever dos pais e/ou responsáveis do desbravador arcarem com o valor da mensalidade do clube que é de R$ 20 reais por mês a começar do mês de Abril.
Art. 06 - Ao realizar a inscrição do desbravador, os pais e/ou responsáveis estão cientes e de acordo com o valor de inscrição que é de R$ 50 reais e deve ser feito o pagamento imediatamente após a inscrição no clube para que ela seja aceita pela nossa secretaria.
Art. 07 - Ao realizar a inscrição do desbravador, os pais e/ou responsáveis autorizam o este clube a publicar imagens do desbravador que está sendo inscrito em suas redes sociais desde que estas zelem pela sua integridade física e moral e estejam de acordo com o estatuto do mesmo e não violem as crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Art. 08 - Ao realizar a inscrição do desbravador, os pais e/ou responsáveis concordam que deverão prover com eficiencia e segurança, o transporte do desbravadores em todas as reuniões regulares do ano.
Sendo meu desejo como responsável e desejo do Desbravador que está sendo inscrito ser um membro do Clube de Desbravadores Exército Real, declaro estar ciente de todas as regras citadas aqui, e prometo cumprir e colaborar para o cumprimento delas para o crescimento disciplinar e desenvolvimento do Clube.